Um Rivian R1T, uma picape elétrica, sobreviveu a uma inundação causada pelo Furacão Helene, que devastou a região do sudeste dos Estados Unidos, incluindo a Carolina do Norte.
+Keanu Reeves surpreende ao anunciar participação na Toyota GR86 Cup
+Peugeot e-408: versão elétrica chega para completar a linha de crossovers
Um vídeo, postado por Joshua Vincent Sauer, mostra o veículo completamente submerso em lama, com o proprietário relatando que o estacionou perto do rio Swannanoa antes da enchente. A inundação chegou a deixar várias áreas intransitáveis, com interrupções nos serviços de energia e água.
Surpreendentemente, o R1T ainda funcionou após a enchente, enquanto veículos a gasolina provavelmente teriam sido irreparáveis devido à infiltração de água salgada no motor. Ao entrar no carro, o proprietário constatou que o veículo ligou normalmente, e desde então, não apresentou problemas após ser rapidamente recarregado.
+ Clique aqui e veja o vídeo
A Rivian informou que suas baterias são projetadas para resistir à entrada de água e que monitoram possíveis infiltrações por meio de sistemas de isolamento elétrico. Esses recursos são essenciais, pois cortam automaticamente a energia ao detectar água, evitando danos adicionais.
Diante da crescente frequência de desastres naturais, o desempenho do R1T após a inundação mostra que os veículos elétricos podem ser eficazes em condições extremas, embora se recomende cautela ao dirigir qualquer veículo que tenha sido afetado por inundações.
Fonte: InsideEVs | Fotos e vídeo: Facebook – Joshua Vincent Sauer | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial